sexta-feira, 20 de junho de 2008

Lições

Olá! Hoje retirei do site http://gambare.uol.com.br/2008/04/30/as-licoes-dos-imigrantes-japoneses/ uma matéria muito boa. Ela nos faz pensar algumas coisas que deveíramos ter... "Há muito o que aprender com o povo japonês. A Gambare! entrevistou Ricardo Sasaki, advogado do Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador no Exterior (Ciate), que, por meio da instituição, no Brasil, ministra palestras sobre usos e costumes japoneses para brasileiros que desejam ir ao Japão. Elaboramos, com ele, uma lista de valores da cultura nipônica que o brasileiro precisa desenvolver para viver em harmonia com os japoneses. Confira:

1- Educação
Foi, sobretudo, por meio dos estudos que os japoneses imigrantes conseguiram ascender socialmente no Brasil. Um indício de que a educação é importante no arquipélago é o fato de que, em um país onde há problema de espaço, as escolas ocupam grandes áreas para abrigar toda a estrutura necessária. Alguns dekasseguis, por sua vez, relegam os estudos a segundo plano.

Muitas crianças e adolescentes em idade escolar não estudam nem em instituição japonesa nem em brasileira. “Qualquer ascensão social, principalmente de imigrantes, se dá através do acesso à educação”, opina Ricardo Sasaki. “Orientamos, a quem tem filhos no Japão ou pretende levá-los, fazer um planejamento relativo à educação de longo prazo”, diz.

2- Polidez
Um traço marcante da sociedade japonesa é a importância dada aos bons modos, característica que, de certa forma, foi passada a seus descendentes brasileiros. Há regras de etiqueta para quase tudo, formas apropriadas de falar para diferentes situações. Pode parecer exagerado para quem vem de um país onde a espontaneidade é valorizada.

É fato, no entanto, que um “bom dia” (ohayou gozaimasu), um “obrigado” (arigatou gozaimasu) e um “por favor” (onegai shimasu) facilitam as relações de trabalho, tornam o ambiente mais ameno e agradável de se estar. Não custa nada utilizá-los.

3- Visão coletiva
Ao contrário do povo brasileiro, os japoneses prezam mais o coletivo que o individual. Enquanto, nas sociedades ociden
tais, valorizam-se as qualidades e realizações pessoais, os japoneses tendem a pensar de forma coletiva.

“O jeitinho brasileiro, às vezes, é uma qualidade, mas não é aplicável no Japão. Quando acontece algum problema na esteira de uma linha, por exemplo, o japonês é orientado a parar tudo e chamar o superior. O brasileiro quer dar um jeito na máquina, arrumar. Tenta resolver as coisas individualmente. São diferentes modos de ver”, explica Ricardo Sasaki.

4- Empenho e dedicação
O esforço (gambare) é muito valorizado na sociedade japonesa. Muitos brasileiros, no entanto, acreditam que, porque estão temporariamente na fábrica e no país, não precisam se empenhar. Ao não procurar se aperfeiçoar (por meio de cursos), aprender a língua ou fazer o trabalho da melhor maneira possível, no entanto, é impossível conseguir melhores salários e oportunidades de trabalho.

5- Respeito à hierarquia
A rigidez hierárquica no trabalho é um dos fatores que mais causam problemas entre chefes japoneses e operários brasileiros. Funcionários subordinados não têm muito espaço para discutir questões de trabalho com seus superiores. Antes de criticar esse aspecto da cultura japonesa, no entanto, é necessário entender a forma de trabalho deles, em que a ordem e a organização são essenciais.

6- Pontualidade
No arquipélago, trens e pessoas têm de chegar no horário marcado. “Para um japonês, se a pessoa chegou um minuto depois, já é atraso. No Japão, se o expediente é das 8h às 17h, o certo é chegar às 7h30, se preparar, e às 8h começar a trabalhar”, explica Ricardo Sasaki. “No Brasil, seria comum a pessoa chegar às 8h, tomar um café, ir ao banheiro, se trocar e começar a trabalhar somente às 8h30.”

7- Capricho ao executar tarefas
Os japoneses conquistaram o mercado global por meio da qualidade de seus produtos. Por isso, não é de estranhar que os shains nipônicos exijam de forma tão contundente o capricho na hora de você realizar o trabalho. As fábricas possuem um rígido controle de qualidade pois sabem que produtos mal-feitos comprometem não só a imagem da empresa, como a de toda a indústria do país.

8- Seriedade e compromisso
Os japoneses reclamam que os brasileiros conversam demais, brincam muito e não vestem a camisa quando trabalham. “Os chefes japoneses percebem quando a pessoa é comprometida. A grande motivação para se dedicar é a possibilidade de ascender dentro da empresa. Vejo muitos brasileiros que, hoje, ocupam cargos de chefia, mas começaram como operários comuns e subiram de cargo pois eram produtivos, honestos e confiáveis”, diz Sasaki.

9- Organização
Manter a linha em ordem é sempre bom, mas, para Ricardo Sasaki, a capacidade de se organizar vai muito além disso. “Os japoneses vieram há cem anos ao Brasil por intermédio de órgãos do governo japonês, de forma coordenada. Os brasileiros começaram a ir ao Japão, a partir dos anos 90, de forma desorganizada, sem a intervenção de órgãos públicos. Há uma diferença histórica entre os dois movimentos. No Brasil, os imigrantes japoneses se organizaram em pequenas associações e conquistaram seu espaço. Construíram, de forma coletiva, escolas e hospitais. Acho que se os brasileiros fossem mais organizados, nesse aspecto, conseguiriam um espaço muito maior na sociedade japonesa”, opina.

10- Responsabilidade
Segundo
o código de conduta japonês, você tem de se responsabilizar por aquilo que faz. Nada de culpar os outros quando comete um deslize. É melhor, portanto, fazer o serviço de forma consciente e cuidadosa."

Assim fecho a semana que homenageia o Japão.Porém, hoje mais uma vez venho aqui reclamar. É um absurdo que as pessoas ainda continuem jogando lixo no Horto. Vamos fazer uma pequena listagem dos lixos encontrados no Horto: cachorro (mais um), sofá, entulho, lixo doméstico, restos de árvores secas (que não servem de adubo quando estão em seu estado original. Para que restos de plantas virem adubo é necessário que as partes que se quer utilizar como adubo sejam cortadas em pequenos pedaços e enterradas), entre muitas outras coisas. Fico pensando qual tipo de pessoa que apesar de todos os avisos, matérias em jornais e televisão, continua poluindo o meio ambiente. Pode parecer pouco jogar um lixo no terreno perto de casa mas se todos os moradores resolverem jogar "um pouco" voltaremos a ter um lixão. Qual o futuro que você quer para o seu filho? Qual o futuro que você quer para si próprio? Temos que dar um BASTA a tudo isso! Chega de apatia! O ano de eleições está aí... já sabe em quem votar? Não vá cair na velha e boa política do pão e circo que era usada há mais de 2000 anos atrás (na qual os governantes romanos faziam grandes banquetes após as lutas no Coliseu, com a finalidade de fazer os pobres que não tinham condições de se manter, esquecer de seus problemas nas festas). Que tal começar a fazer alguma coisa? Venha nos ajudar! Precisamos de você! Sozinhos não conseguimos muita coisa, mas juntos podemos mudar o mundo. Como dizia Dalai Lama , para mudar o mundo devemos começar a mudar internamente. Ponha a mão na consiência: você faz o que para ajudar? MESMO QUE SEJA POUCO, FAÇA! Não desistiremos do Horto, por mais adversidades que podemos encontrar, estaremos sempre na contra-mão. Nunca vamos abandonar aquilo que acreditamos. Espero que você faça parte deste time. Não seja mais um.
Nas fotos temos o cachorro no saco plástico e a árvore seca (clique para ampliar). A natureza está pedindo socorro. Quem vai ajudar?

Um comentário:

  1. Oi Douglas, aqui é a Camila de patologia.
    Noossa, não acreditei que as pessoas jogaram (outro) cachorro, numa sacolinha ainda..Affe

    Até Segundaa!

    ResponderExcluir