Quem somos

Desde 2006, moradores do Parque São Vicente em Mauá/SP, a partir do último pedido de limpeza de um terreno baldio, procura incansavelmente manter a limpeza do local, no afã de evitar que a sujeira volte. Com isso, conseguiu-se elevar a condição local, de um quadro desolador de falta de higiene e respeito ambiental, para um local público de elevada beleza e vida. Esse local foi batizado de Horto São Vicente, devido à riqueza encontrada: de aves ameaçadas de extinção a nascentes, o Horto é um oásis verde no meio do deserto de concreto. O objetivo do grupo é a preservação dessa área verde considerada uma APP com atualmente 3 nascentes. Inicialmente essa área possuía cerca de 300.000m², mas foi reduzida a menos de 200.000m², com o Rodoanel e obras da prefeitura do município. Essa área é dividia em 3 partes, sendo que os proprietários de cada parte são: INSS, Eletropaulo e Sr. Olavo Cintra. Mas há muitos anos vem sendo marginalizada com lixos, despejo de esgotos e aterramento das nascentes.Para consolidar essa luta criou-se um projeto que visa aliar qualidade de vida, lazer e respeito ao meio-ambiente.
Algumas reportagens foram feitas nesta área e podem ser encontradas nos links abaixo:


Diário Regional – 14/11/2009 - http://yfrog.com/0mdirioregionaldentroj



Diário do Grande ABC – 29/10/2009 - http://yfrog.com/jddiriodograndeabcj

J+ Rede TV+, Especial Nascentes - 14/08/2009 - http://www.youtube.com/watch?v=qpy4Q5I2IKg3



Conseguimos realizar um abaixo-assinado contendo 2491 assinaturas que, juntamente com a apresentação do projeto, foram entregues ao Secretário do Meio Ambiente de São Paulo, Sr. Graziano, ao secretário do meio ambiente de Mauá, Sr. Afonso e apresentado ao prefeito da cidade de Mauá, Sr. Oswaldo Dias.

Dentro do município, já procuramos o apoio de vereadores, do secretário do meio ambiente, do prefeito, dos deputados Vanessa Damo e Donizete Braga, mas todos sem sucesso. Há, atualmente um projeto do Prefeito Oswaldo Dias para utilizar essa área para a construção de um centro de convenções, faculdade e centro empresarial. Assim, nosso projeto ainda caminha pelos esforços do grupo que defende o Horto São Vicente.

Nos últimos meses, efetuamos o plantio de várias mudas de árvores ornamentais e frutíferas, entre elas: pau-brasil, abacateiro, araçá, flamboyant, ipê-amarelo, ipê roxo, araucária, nespereira, amoreira, pitangueira, mangueira, jaqueira, manacá da serra e quaresmeira; bem como, efetuamos o replantio de vários pés de samambaia xaxim que foram derrubados pela Dersa. Estamos, ainda, efetuando a medição da vazão de água das nascentes e futuro registro para que esta área não seja aterrada e, ainda, levando a água para testes no Instituto Adolfo Lutz para acompanhamento da qualidade da água. E buscamos a ajuda de biólogos, ambientalistas, agrônomos ou afins, que possam catalogar todas as espécies aqui existentes de forma que consigamos efetivar nosso ideal: a existência plena do Horto São Vicente.


7 comentários:

  1. Eu moro no parque sao vicente e nao conhecia o horto.

    Entretanto nao gostei da noticia que saiu no site abcdmaior.

    O terreno pertence ao INSS e está localizado no Parque São Vicente

    Os vereadores de Mauá votarão em definitivo na manhã desta quinta-feira (11/11) em sessão extraordinária o projeto de lei do Executivo que prevê a anulação de um artigo da lei municipal, permitindo a liberação da venda de uma área do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), onde será construído o campus da Universidade Federal do ABC em Mauá.

    ResponderExcluir
  2. Antigamente os meus amigos sentiam inveja quando passavam pelo parque sao vicente e viam a grande area verde. Infelizmente eles não querem mais morar no parque sao vicente, porque não terá mais a área verde.

    ResponderExcluir
  3. infelizmente foi aprovado

    Câmara de Mauá aprova liberação de terreno para UFABC
    http://olhomauaense.blogspot.com/2010/11/camara-de-maua-aprova-liberacao-de.html?utm_source=BP_recent

    ResponderExcluir
  4. http://www.dgabc.com.br/Noticia/459893/maua-inicia-obras-da-ufabc-em-2016

    Mauá inicia obras da UFABC em 2016

    Perdemos ..... snif, snif, snif,....

    ResponderExcluir
  5. Adorei o facebook

    https://pt-br.facebook.com/pages/Projeto-Horto-S%C3%A3o-Vicente/156467594390478?hc_location=timeline

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde sou webdesigner e atualizo templates caso queiram dar uma cara novo no blog veja este exemplo http://magcoach.blogspot.com.br/ e http://anacorreaconsultoria.blogspot.com.br/ caso tenha interesse envie um email para equipewebdesignerbrasil@gmail.com

    ResponderExcluir