sábado, 12 de dezembro de 2009

RESULTADOS DE NOSSA 1ª MESA REDONDA

Em 11 de Dezembro de 2009, realizamos nossa 1ª Mesa Redonda. Abordamos a importancia das pequenas áreas verdes na regiões urbanizadas e a realidade dos estudos de impactos ambientais de grandes obras como o Rodoanel e a Jacu Pêssego.

(Edgard Grecco, Carlos Bocuhy, Douglas Fernandes e Adriana Nagawa)

Começamos com a apresentação dos componentes da mesa: Adriana Kagawa, engenheira civil e atual supervisora ambiental da Dersa; Carlos Bocuhy, Presidente da PROAM (Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental) e conselheiro do CONSEMA Edgard Grecco e Douglas Fernandes. Em minha apresentação, ressaltei ao público nossos objetivos e mostrei algumas espécies que temos no nosso bairro. Mais uma vez ficou claro que as espécies aqui presentes tem de ser preservadas devido a riqueza e importância para equilibrar o ecossistema já existente.


Adriana Kagawa, engenheira ambiental e supervisora ambiental das obras da Jacu Pêssego, veio substituir Atayde Ribeiro, que não conseguiu comparecer no evento. Ela nos mostrou o novo traçado das obras e quais serão as compensações que teremos. Infelizmente, ficaremos com algumas ilhas verdes no meio das alças, o que para nós agora não é muito satisfatório. Como as árvores do replantio são pequenas, teremos um bom tempo até que elas atinjam a idade adulta e possam realizar com mais eficiência o sequestro de CO² dos arredores, como faziam suas amigas 30 anos mais velhas. As árvores do replantio contemplam espécies nativas.

Carlos Bocuhy, presidente do PROAM , conselheiro ambiental do Consema e Conama nos fez entender melhor o porque devemos preservar o Horto São Vicente. O respeito a vida acima de tudo foi abordado logo no início da palestra. Para se ter uma idéia, a vida na Terra começou a mais de 700 milhões de anos atrás, dando origem a um longo processo de evolução e adaptação e o ser humano como conhecemos hoje (Homo sapiens sapiens) surge a 40 mil anos atrás. Como podemos desmatar ou passar por cima da grande e rica diversidade, tão mais antiga que nós sem ao menos pensar nos impactos? Carlos também nos explicou sobre o conceito de ilhas de calor, que ocorre quando o calor não consegue ser dispersado pelas áreas verdes, trazendo grande desconforto e desequilibrio térmico para todos.
Carlos nos mostrou uma lista de espécies ameaçadas de extinção, das quais temos algumas espécies aqui no Horto. São elas: Jacuaçu (Penelope Obscura) e Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva).

O vereador Edgard Grecco, ressaltou a importância da união coletiva para preservação ambiental e comentou sobre suas ações para implementação de projetos de lei que incentivam o respeito ao meio ambiente. Lembrou-nos também de nosso dever de cobrar atitudes responsáveis de nossos governantes.



Para esse evento, convidamos os secretários e os vereadores do município, porém, alguns não puderam comparecer, como o Presidente da Câmara Municipal Sr. Rogério Santana, que mandou seu representante Sebastião M. Souza.
Como sempre afirmamos, não temos bandeira política, e todo apoio para preservação ambiental se faz necessário. Cabe a cada um de nós o discernimento do correto e verdadeiro, política limpa em prol ao coletivo. Temos o direito e o dever de cobrar daqueles que elegemos uma postura sobre assuntos que incomodam. Afinal de contas, eles nos representam e tem poder legal de amparar nossas necessidades.

Gostaríamos de agradecer a todos os participantes da mesa redonda, em especial à Adriana Kagawa que nos esclareceu e possibilitou um primeiro diálogo efetivo com a Dersa, ao Sr. Carlos Bocuhy que apresentou uma excelente palestra, extremamente orientadora que reforçou a importância da preservação do Horto São Vicente, e principalmente aos moradores que compareceram neste evento tão importante para o Horto. Esperamos ter um número maior de moradores na nossa próxima mesa redonda, pois, quanto mais pessoas puderem colaborar e dar sua opinião, mais entenderemos o que acontece ao nosso redor.
Esse evento foi possível devido a colaboração:
Associação Amigos do Bairro Parque São Vicente e Circum Vizinhos
Padaria Central
Mercado Maraguchi
Bar do Paulinho
Casa de Carnes Kaipira
Opção Embalagens Descartáveis em Geral
Padaria e Pizzaria Bella Requinte
Pizzaria Itália
Doceria e Artigos para Festas Ki Baratinho
A todos nosso agradecimento.

Por Douglas Fernandes

3 comentários: