sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO RECEBE NOSSO PROJETO

No último dia 3 de fevereiro participamos de uma reunião na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, com Franscico Graziano (Secretário de Meio Ambiente), Helena Carrascosa (Coordenadora da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais) e Renata Mendonça (Assessora da Diretoria Geral do DEPRN). Nesta rápida reunião mostramos ao Secretário algumas imagens da área e os problemas que enfrentamos. Vale ressaltar que a área do Horto é dividida em três partes: a primeira (onde começamos a ação) é particular, a segunda parte é da AES Eletropaulo (onde passa a rede elétrica) e a terceira é do INSS (onde temos maior biodiversidade). O que ficou claro na reunião é que a Secretaria do Estado cuida de áreas bem maiores, de parques estaduais. Nossa área deve receber a maior parte do apoio do município. Este sim tem responsabilidade sobre as áreas menores e tão importantes para conservação ambiental. Porém, com o poder de influência que o Secretário possui, fica mais fácil tomar algumas providências. Por exemplo: depois de muito tempo procurando apoio político aqui na região, conseguimos contato com a Deputada Estadual Vanessa Damo (que já havia sido procurada diversas vezes por vários membros diferentes do Horto, sem sucesso), que somente após a ligação do Secretário se mostrou interessada pelo projeto. "Vocês conseguem marcar reunião comigo, mas não conseguem falar com os políticos da região de vocês?" brincou Franscisco Graziano. Aproveitamos a oportunidade para entregar o abaixo-assinado, que totalizou 2.491 assinaturas, quase 10% da população do bairro.
Fomos muito bem recebidos. Hoje, temos a visão de um órgão sério e com profissionais envolvidos e comprometidas com o meio ambiente.
Assim que chegamos na Secretária de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, ficamos admirados com aproximadamente 14 maricatas deliciando algumas frutas numa arvóre próxima do prédio. Prova viva de que é possível aliar desenvolvimento com natureza.

Da esquerda para direita: Luis, Bete, Elza, Graziano, Renata, Helena e Renata.


(clique nas imagens para ampliar)


LEMBRANDO: hoje temos reunião na Associação de Amigos de Bairro, Rua Armando Salles de Oliveira, nº 544, Parque São Vicente, Mauá, às 19h30 . Contamos com a presença de todos!

Por Douglas Fernandes

6 comentários:

  1. Meus parabéns!

    Ainda hoje vou tentar uma ida no Horto para ver a árvore que plantamos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. alguem pode me falar quando vam terminar as obras no horto??? oque vao fazer com os animais, um lugar tao gostoso de frenquentar e agora nem podemos ir...

    ResponderExcluir
  3. Temos outro problema muito grave no parque sao vicente,animais abandonados.A comunidade tem uma grande parcela de culpa,pois muitos daqueles possuem donos e ficam perambulando e acabam envenenados e atropelados.Quanto aos sem dono,cada voluntário poderia promover uma castração,não basta DAR COMIDA E ÁGUA,tem que tratar das zoonoses e conscientizar as crianças e adultos do não abandono

    ResponderExcluir
  4. Zoologico serve para preservação de espécies;butantã também além do soro;e por aí vai.....Os exemplares do FAMOSO CALIPAU precisam também ter um espaço para a sua preservação,melhor seria o habitat natural,mas antes que seja tarde,tentem salvar alguns deles e tudo ficará apenas na memória de um dia este local ter oferecido muita alegria para brincadeiras de um pessoal mais antigo na área

    ResponderExcluir
  5. Se por ventura,houver a extinção da área,entre em contato com a provável construtora e dêem a sugestão de que um condomínio com pelo menos 50% DE PRESERVAÇÃO será muito mais valorizado e a procura de imóveis muito maior,pois as pessoas estão querendo *fugir* para locais onde há ar puro,pássaros cantando ao amanhecer,seus filhos em contato com a terra e o bairro muito mais valorizado para orgulho da cidade.

    ResponderExcluir
  6. Você compraria um imóvel sabendo que há no solo um depósito de lixo com gases tóxicos?.Nossas casas de praia também um dia eram solos de mata atlântica e nós agora desfrutamos desse luxo!Há pessoas que não comprariam em um local sabendo que precisou sair uma árvore,uma espécie rara de flor,pássaros;outras já não estão nem aí,pois não tem tempo de olhar para o céu.Um dia a própria natureza virá á tona,e quando um passarinho vir em uma janela dizendo:EI, ESTA ERA MINHA CASA!E agora?:Talvez os filhos ou netos consertarão o grande erro.

    ResponderExcluir