quinta-feira, 29 de outubro de 2009

MAIS UMA VEZ - Agradecemos o apoio de todos que compreendem a nossa causa.



"O resto de árvore em questão é um xaxim, um de muitos que estão no chão."








Reunião em 21 de setembro de 2009.

Ermes comprometeu-se em verificar a retirada e o encaminhamento para preservação das samambaiaçus, entre outras.

Após protesto, movimento pela criação do Horto São Vicente continua sem resposta da prefeitura de Mauá

28/10/2009 21:56
O movimento pela criação do Horto São Vicente exige a preservação de uma área verde de 200.000 m², não teve apelo atendido por Oswaldo Dias nesta quarta-feira.

DENVER PELLUCHI SÁ

Após protesto simbólico realizado na última terça-feira (27) durante audiência pública na Câmara de Mauá, o movimento pela criação do Horto São Vicente, que exige a preservação de uma área verde de 200.000 m², não teve apelo atendido por Oswaldo Dias.

“Por enquanto estamos barrados na mesma dificuldade: a Prefeitura não reconhece a área como APP [Área de Preservação Permanente]”, afirmou a hoteleira e representante do grupo formado por 30 moradores do Parque São Vicente, Renata da Silva Ribeiro, 33.

Localizado na região central da cidade, no trecho final da avenida Papa João 23, o terreno abriga um rico ecossistema, formado por uma biodiversidade de cerca de 30 aves, como falcão, pica-pau, jacu, lagartos, além de um córrego. Aproximadamente 25 mil moradores vivem ao redor da região.

O movimento realiza há três anos ações ambientais na área, como o plantio de 200 novas mudas e a criação de uma trilha para caminhada. Porém, com a passagem da nova via de ligação da Jacu-Pêssego, obra complementar ao trecho Sul do Rodoanel, o terreno corre o risco de desaparecer. “Essa fonte de riqueza única tem que ser preservada. Caso contrário, nós iremos perde-la”, disse a hoteleira.

A área é dividida em três lotes. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) detém a maior parte por onde passará a obra. Outro trecho, onde se localiza a maior faixa preservada, é da Eletropaulo. A terceira parte é de propriedade privada, porém é alvo do descarte ilegal de entulhos.

Cerca de 40% da área, que é considerada de Preservação Permanente, está conservada, mas precisa de melhorias, de acordo com ambientalistas.

O grupo de moradores exige da prefeitura uma garantia de que a Dersa faça uma compensação ambiental, pois a nova construção causará uma alteração irreversível no fluxo de veículos e, em conseqüência, um acréscimo no índice de poluição de monóxido de carbono.

“A estimativa é que a cada uma hora, quatro carros passarão pela novo trecho, afirmou Renata, que demonstrou preocupação e disse que buscará ajuda de universidades para realizar pesquisas de detecção do impacto ambiental. Ela alertou, também, que a região já abriga lixões e um pólo industrial e químico.

A integrante do grupo acredita que, por um impulso de campanha política, as obras estão atropelando e desrespeitando o meio ambiente, mas pondera que isto está custando caro aos moradores da região. “Eles estão brincando com dinheiro público e a vida das pessoas que por aqui vivem”, declarou.

No último sábado (24/10), a moradora da região iniciou um abaixo-assinado para pedir a preservação do local. O trabalho do movimento pode ser conferido no site
http://hortosaovicente.blogspot.com

fonte: http://www.metodista.br/rronline/cidades/apos-protesto-movimento-pela-criacao-do-horto-sao-vicente-continua-sem-resposta-da-prefeitura-de-maua/view



por Renata Ribeiro

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

E NOSSA APP (ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE) CONTINUA AMEAÇADA


E assim continua o descaso...

... e a nossa luta também.

"Sucesso parece ser em grande parte uma questão de continuar depois que outros desistiram."( William Feather )

por Renata Ribeiro

domingo, 25 de outubro de 2009

Abaixo assinado

Neste último sábado (dia 24) realizamos uma grande ação na luta pelo Horto São Vicente. Com o apoio de moradores e do vereador Edgard Greco, saímos em busca de assinaturas para o abaixo assinado, que visa a criação do Horto. Além de recolher as assinaturas, a ação teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre o que é o projeto, onde fica e como fazer para participar. Pelo que percebemos há interesse dos moradores em participar desta ação. E não é para menos. Com a criação do Horto São Vicente iremos solucionar dois grandes problemas: o desmatamento de áreas nativas e a falta de áreas de lazer no bairro. Como foi dito no carro de som o bairro possui em média cinco nascentes, mas apenas três estão catalogadas e apenas uma está semi-preservada. Com o parque criado, poderemos recuperar e preservar estas áreas. E também, podemos solucionar os problemas da falta de lazer no bairro. A intenção é criar uma área onde existam pistas de caminhada, quadras poliesportivas, entre outras coisas. Mas para que tudo isso se torne realiadade, precisamos de sua colaboração! Envie um email para hortosaovicente@gmail.com e envie sugestões do que você gostaria que tivesse no horto. Toda sugestão é muito bem-vinda! Através do e-mail podemos marcar datas para que você que ainda não teve oportunidade de assinar o abaixo assinado, possa assinar. Vale lembrar que a o projeto foi criado por nós, os moradores, e não temos NENHUMA ligação com partidos políticos ou interesses particulares. Estamos lutando para melhorias de nosso bairro, exercendo nosso direito de cidadãos, lutando por qualidade de vida e bem-estar coletivo.

Abaixo algumas imagens da ação que realizamos:

Divulgue esta idéia! Quanto mais pessoas souberem do Horto melhor!
Até mais!


Por Douglas Fernandes

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

VISTA E VIVA ESSA IDÉIA!!!

Camiseta do projeto

Estaremos nas ruas do Parque São Vicente nessa sábado 24 de outubro a partir das 10h. Mais uma ação em prol a criação do Parque Ecológico "HORTO SÃO VICENTE".

Venha fazer parte desse time. Encontro as 9h na Rua Armando Sales de Oliveira, 658 - Parque São Vicente - Mauá.

Confirme seu apoio - 3843-6356 (Renata)

Postado por: Renata Ribeiro

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

SPTV 1ª EDIÇÃO - RIO TAMANDUATEI

Assista na integra



"...planejando melhor as cidades."

Que planejamento é esse que permite a destruição de nascentes ???

Pecado original: O pecado original faz parte da doutrina cristã e, entre outros objetivos, pretende dar explicações sobre a origem da imperfeição humana, do sofrimento e da existência do mal.

fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Pecado_original

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

E ASSIM CONTINUAM AS OBRAS E A HIPOCRISIA DE PRESERVAÇÃO

30 de agosto - obras já iniciadas
27 de setembro - obras de canalização esgotos MRV / Foz do Brasil

"Quem pode manda, quem tem juízo obedece."

Quanta hipocrisia. Preservação só vale no papel, quero ver quem coloca em prática!
Construções sustentáveis......piada.




quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Diário do Grande ABC - 29 setembro 2009


"Cada um tem um papel único na vida. Todo mundo, especialmente você, é indispensável." (Nathaniel Hawthorne)

Faça parte desse projeto. Dizem que apenas 5% da população faz a diferença, de que lado você está?

por Renata Ribeiro