terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

TRILHAS

Aproveitando o embalo do feriado prolongado, algumas melhorias foram feitas nas trilhas. Agora o espaço para circulação está maior e não tem mais mato alto. Ficou muito mais gostoso andar no Horto! Veja algumas imagens:

Com as fortes chuvas, tínhamos suspendido as trilhas por motivos de segurança. Agora vamos retomar as caminhadas. Caso tenha interesse em fazer a trilha mande um email para o hortosaovicente@gmail.com e agende um dia para conhecer o Horto. Ou então converse nas academias Arte & Vida ou Endurance para marcar a visita.

Lembrando que nessa sexta feira teremos reunião. Ela acontece às 19h30 na Sociedade Amigos de Bairro, que fica na rua Armando Salles de Oliveira, nº 544, no Parque São Vicente. Chame os vizinhos para participar. Se uma pessoa de cada rua do bairro participar da reunião teremos grandes avanços rapidamente!




Por Douglas Fernandes

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO RECEBE NOSSO PROJETO

No último dia 3 de fevereiro participamos de uma reunião na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, com Franscico Graziano (Secretário de Meio Ambiente), Helena Carrascosa (Coordenadora da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais) e Renata Mendonça (Assessora da Diretoria Geral do DEPRN). Nesta rápida reunião mostramos ao Secretário algumas imagens da área e os problemas que enfrentamos. Vale ressaltar que a área do Horto é dividida em três partes: a primeira (onde começamos a ação) é particular, a segunda parte é da AES Eletropaulo (onde passa a rede elétrica) e a terceira é do INSS (onde temos maior biodiversidade). O que ficou claro na reunião é que a Secretaria do Estado cuida de áreas bem maiores, de parques estaduais. Nossa área deve receber a maior parte do apoio do município. Este sim tem responsabilidade sobre as áreas menores e tão importantes para conservação ambiental. Porém, com o poder de influência que o Secretário possui, fica mais fácil tomar algumas providências. Por exemplo: depois de muito tempo procurando apoio político aqui na região, conseguimos contato com a Deputada Estadual Vanessa Damo (que já havia sido procurada diversas vezes por vários membros diferentes do Horto, sem sucesso), que somente após a ligação do Secretário se mostrou interessada pelo projeto. "Vocês conseguem marcar reunião comigo, mas não conseguem falar com os políticos da região de vocês?" brincou Franscisco Graziano. Aproveitamos a oportunidade para entregar o abaixo-assinado, que totalizou 2.491 assinaturas, quase 10% da população do bairro.
Fomos muito bem recebidos. Hoje, temos a visão de um órgão sério e com profissionais envolvidos e comprometidas com o meio ambiente.
Assim que chegamos na Secretária de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, ficamos admirados com aproximadamente 14 maricatas deliciando algumas frutas numa arvóre próxima do prédio. Prova viva de que é possível aliar desenvolvimento com natureza.

Da esquerda para direita: Luis, Bete, Elza, Graziano, Renata, Helena e Renata.


(clique nas imagens para ampliar)


LEMBRANDO: hoje temos reunião na Associação de Amigos de Bairro, Rua Armando Salles de Oliveira, nº 544, Parque São Vicente, Mauá, às 19h30 . Contamos com a presença de todos!

Por Douglas Fernandes